Seminário Regional Sindical
Atuação de Empresas Multilatinas e Chinesas na América Latina e Caribe
O Seminário Regional Sindical sobre a atuação de empresas Multilatinas e Chinesas na América Latina e Caribe foi realizado na capital, Salvador, Bahia, nos dias 30 e 31 de outubro, numa iniciativa da Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM - América Latina e Caribe).
No evento, sindicatos do setor de construção da ICM ALC avançaram na formulação de estratégias voltadas às multinacionais chinesas, fortalecendo redes sindicais para empresas multinacionais (EMN´s), com foco em pesquisa orientada à política, compartilhamento de informações e diálogo com instituições financeiras internacionais.
Conforme Walter Vieira dos Santos, presidente do SINTICOP-MS e coordenador do Comitê Sindical e Popular da Rota Bioceânica de MS, “o evento é muito importante, pois trabalhamos e discutimos estratégias para alcançar acordos laborais justos com essas empresas multinacionais que operam na Rota Bioceânica e em outros projetos no Brasil e na América Latina”.
Walter ainda reforça: “Estamos buscando aprimorar a nossa pauta sindical, sempre defendendo o interesse dos trabalhadores e das comunidades locais”.
Federação Internacional
A ICM é uma federação sindical global que defende os direitos dos trabalhadores do setor da construção civil e madeira, com sede em Genebra, na Suíça, mas está presente em 117 países. A organização tem longa trajetória na defesa dos direitos dos trabalhadores, como a campanha "Pelo Trabalho Decente até 2014”, além de denunciar violações, como a exploração de mão de obra na construção civil na Arábia Saudita.
Ainda, a ICM analisa questões fundamentais para o setor, como o déficit habitacional e a violência nas obras de construção. A coordenação da ICM no Brasil atua em áreas como formação sindical, aumento da sindicalização e execução de campanhas em defesa dos direitos trabalhistas.
Veja outros detalhes no Instagram, clicando no link abaixo.